Planta da Vila da Concórdia – Desenho do Conde João Romaiz
Em 1875 a Cia. de Carris inaugura Estrada de Ferro ligando São Paulo ao Rio de Janeiro, inacabada, interligando São Paulo a Mogi das Cruzes, atravessando as regiões entre os rios Taiaçupeba Guassu e Guaió, denominada "Campos de Mirambava", onde é erigida uma parada de lenha. Em 1879 chega, ao local o português Antonio Marques Figueira para ser feitor de uma das primeiras turmas da Estrada de Ferro. Aprova-se em 1890, por decreto federal (de agosto), projeto de arruamento da vila ao redor da parada, nomeada pelos irmãos Figueira de “Vila da Concórdia”. Adendo: Favorecedor do projeto: Gal. Francisco Glicério (ministro das obras públicas). Engenheiro responsável: Portugal Freixo
Assim, inaugura-se em 1891 a estação de passageiros denominada “Piedade”. Por volta de 1892, o engenheiro da estrada de ferro Joaquim Augusto Suzano Brandão determina estudos para construção de parada de passageiros de alvenaria, o que é feito no mesmo ano. É estabelecido em 1894 o primeiro posto telegráfico da estação da Piedade, que tem o nome oficialmente mudado para “Estação Guaió”. 1897 é marcado pela construção e missa inaugural da capela de São Sebastião do Guaió, administrada pela família Figueira. A Vila da Concórdia, em 1908, passa a chamar-se, oficialmente, Suzano. A Lei estadual n,° 1705, 17/dez/1910, assinada pelo presidente do estado, Altino Arantes, eleva Suzano a distrito de Mogi. A Implantação da linha de trens de subúrbio entre São Paulo e Mogi das Cruzes é feita em 1911, após grande troca de bitolas dos trilhos. No ano de 1917, registros atestam: Suzano tem 13 comércios e o “Baruel” tem 2 apenas.
foto: Suzano Estrada Real – Roteiro Emocionado da minha cidade – Suami P. de Azevedo